Conquiste Pessoas Falando Corretamente

Locução sem Segredo

Artigo 08, por Mauro Usanovih

4

A comunicação verbal é uma das maneiras mais dinâmicas de se relacionar com o outro e, assim, se fazer entender. Da mesma forma, é por meio de uma boa conversa que pontos de vistas são bem definidos e muitos assuntos são esclarecidos.

Porém, a comunicação não se limita, apenas, a conversas, diálogos, explicações e transmissão de conhecimento. Ela é abrangente e necessária em todas as áreas da vida. Por esse motivo que muitas pessoas se especializam nesse segmento em prol de poder transmitir mensagens com muito mais clareza e objetividade a públicos distintos. Eis, então, que surge o locutor.

O ofício de locutor sempre teve grande relevância, principalmente após o surgimento do rádio, onde a voz era o principal instrumento para transmitir informação e entretenimento aos ouvintes.

Com o tempo, a evolução trouxe novas áreas de atuação, por isso, hoje em dia, o profissional dessa área age, também, na televisão, na internet, rodeios, supermercados, em esperas telefônicas, entre tantas modalidades existentes na área.

Sua importância nos principais canais de comunicação é indiscutível, pois é ele quem dá vida a textos e mensagens importantes. Todavia, esse profissional precisa saber conquistar o público, pois o seu instrumento de trabalho é somente a voz. Sendo assim, como fazer com que as pessoas prestem atenção ao que tem a dizer?

A resposta para essa pergunta parece simples, mas não é. Esse profissional deve se utilizar de inúmeras técnicas para atrair o público. Entre as estratégias utilizadas estão:

Atuar

Um locutor não deixa de ser um ator, pois quando ele tem um microfone em mãos o profissional esquece os problemas e situação da sua vida, para representar um personagem que está ali para passar uma mensagem seja ela feliz ou triste, de maneira forma ou informal.

Um locutor de rádio, por exemplo, deve ser uma pessoa que transmita energia positiva, pois somente dessa forma ele se tornará agradável aos ouvintes. Caso sua função seja transmitir notícias, o mesmo deve manter o tom de formalidade de acordo com a informação que irá passar.

Entonação de voz

Por trabalhar com a voz é fato que esse profissional precisa dominar muitas técnicas para que o tom seja adequado a sua atividade. Dessa forma, é por isso que muitos locutores tem uma voz forte, alta e clara, sem ruídos que atrapalhem o entendimento do ouvinte.

Aliás, esse é o segredo de uma boa locução, ou seja, ter um tom de voz que seja compreensível a todos.

Fala correta

Uma das formas de se conquistar o público é ter uma fala correta, sem erros gramaticais. Saber usar as palavras e não errar ao pronunciá-las é um detalhe que faz toda a diferença na locução.

Obviamente que erros acontecem quando se está transmitindo algo, porém, esses acontecimentos devem ser pontuais e de forma que fique evidente que foi apenas um deslize e não por desconhecer as regras de nossa língua materna.

É esse tipo de atenção que transmite credibilidade e segurança ao ouvinte.

Carisma

O carisma é transmitido quando a pessoa sabe o que está falando e faz isso de uma forma tranquila e objetiva. Ela não demonstra nervosismo e muito menos esquece nomes importantes, bem como passagens necessárias para que a mensagem seja veiculada sem falhas.

No mais, quando se trabalha informalmente, o locutor pode se utilizar de estratégias como brincadeiras para descontrair e, até mesmo, prender, ainda mais, a atenção do ouvinte.

 

“CONQUISTE SEU PÚBLICO COM NATURALIDADE”

Por: Mauro Usanovih

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *