O Segredo na Produção de Spot para Rádio e TV.

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Artigo 05, por Mauro Usanovih

Estou de volta e nessa oportunidade vou abordar um assunto relevante para emissoras de rádio, tudo para valorizar o produto do cliente, bem como aproximar o cliente consumidor e manter o ouvinte mesmo nos intervalos comercias. A ideia é tratar de uma maneira simples e eficaz sobre o assunto relacionado à plástica e a produção própria da emissora. Uma plástica bem produzida, principalmente em relação aos spots comerciais, chamadas, vinhetas, vinhetões e carimbos na programação, cativa o ouvinte a permanecer sintonizado na freqüência pretendida.

INTERVALOS COMERCIAIS:

Manter o intervalo comercial com eficiência, depende muito de um bom produtor, que esteja qualificado para a função, com compromisso de produzir os spots comerciais que realmente  fazem a diferença, e conseqüentemente vai contribuir no faturamento expressivo da empresa e também da emissora.

PRODUÇÃO DE SPOT

O bloco comercial de sua emissora é composto por vários anúncios e devem ser muito bem elaborados, pois o sucesso depende da produção, o  produto final, apresentado deve atingir o público-alvo de uma maneira significativa e relevante, ao contrario não haverá nenhum acontecimento, nenhuma atração sobre todo o conteúdo do bloco criado. A lógica do cliente continuar anunciando em sua rádio, é o resultado positivo em suas vendas. O sucesso do comercial passa obrigatoriamente pelo bom desenvolvimento da sua produção, seja qual for o conteúdo do anúncio, independente se é  promocional ou institucional.

A casos de spots comerciais bem elaborados que acabam sendo prejudicados pelo programador da emissora, pois existem softwares de automação de rádio, que são programados para executar o spot no tempo exato de 30 segundos, o programador tem que atentar para isso pois no final geralmente vem uma informação relevante para o ouvinte consumidor, o endereço ou o telefone de contato  por exemplo. Recentemente ouvi em uma emissora um comercial que me chamou a atenção, pois o assunto era do meu interesse, fiquei prestando atento para memorizar o endereço ou o telefone da loja, mas para minha surpresa os dois últimos números foram cortados, acabei não entrando em contato com a loja. Um simples detalhe acaba prejudicando um grande negócio.

 ATINJA SEU PÚBLICO ALVO:

Antes de elaborar o texto comercial, uma regra importante é analisar de uma forma ampla o público consumidor do produto, o Spot comercial bem produzido, dependo dos gatilhos mentais que é o atrativo que vai despertar no cliente  a decisão da compra. O importante é passar uma mensagem clara, direta ao ponto pois o consumidor é bastante sensível e o anúncio pode passar batido.

O grande objetivo das empresas, do comércio ou da sociedade civil organizada é oferecer produtos e serviços com qualidade e essa função é do editor do texto, cabe a ele saber produzir um texto matador que vai chamar a atenção do consumidor final, claro que, associado a uma a voz profissional adequada para cada tipo de anúncio. Uma boa locução, interpretação, dicção, elementos sonoros associados com uma boa trilha de fundo é o diferencial para atrair o prospecto (cliente) Lembre-se o locutor profissional é fundamental para o sucesso e aceitação do produto.

INOVAR É ESSENCIAL NA CRIAÇÃO DE TEXTO:

A inovação do texto comercial ganha credibilidade na mente do cliente, quanto mais chamativo o Spot, mais seu subconsciente absorve o conteúdo, permanecendo em si até o momento da compra. Quanto mais criativo, maior a chance de atrair o cliente para a loja, a venda será a conseqüência final. A satisfação do cliente vai ocasionar na propagação gratuita, pois o consumidor satisfeito  leva a informação boca a boca para outras prospectos (clientes).

A QUALIDADE FAZ A DIFERENÇA:

Use mas não abuse dos efeitos sonoros utilizados na produção de spots, muitas vezes se o produtor não tiver conhecimento avançado de produção, a tendência é exagerar nos elementos sonoros utilizados para finalizar o produto. A utilização de efeitos virtuais através dos plug-ins, tem de ser cuidadosamente analisado e ouvido para finalizar a produção. A exemplo disso pode imaginar uma bela moça, namorada ou esposa, usando várias jóias no pescoço ou em outros locais, na verdade vai ficar esquisito não é mesmo? O Spot tem o mesmo sentido, quanto mais efeitos e trilhas usadas, mais vai confundir a mente do ouvinte. Quanto mais interessante for o Spot comercial, maiores as chances de prender a atenção do ouvinte. Ouça com a máxima atenção, olhe sempre com bons olhos a questão textual.

Cuidado com a qualidade da edição, com os erros de português e com a péssima locução e interpretação cometidos pelo locutor que irá gravar. Erros de português são inadmissíveis na produção de áudio.Nada é mais constrangedor ouvir um Spot com erros grotescos de português. Conheça o Curso Avançado de Locução e Produção de Áudio para Rádio e TV.

Minha sugestão é que cada emissora tenha pelo menos seu  próprio estúdio de gravação e produção de áudio, em outros casos, sugiro a contratação de estúdios independentes, por sua vez apresentam material de ótima qualidade, cuidado com oferta de Offs baratos que no final não vai surtir resultado nenhum.

Um bom produtor vai fazer a diferença da plástica da sua emissora seja ela Comunitária, Educativa, Rádio web ou Rádios Comerciais.

Lembrado que o Spot comercial é quem mantém o faturamento da emissora.

Por: Mauro Usanovih

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